Ação e Equilíbrio: Necessidades para viver sua Missão de Alma – Parte 1
Falamos aqui em alguns posts, sobre a importância de se descobrir nosso Propósito de Vida, ou Missão de Alma, e viver a cada dia essa nova realidade. Trago hoje, para nossa reflexão, dois elementos importantes nessa jornada: Ação e Equilíbrio!
Na teoria, “colocar seu Propósito em marcha” parece fácil e bastante lógico, não acha?
Agora, sendo bastante realistas, vamos refletir a respeito.
Primeiramente, é de suma importância empenhar-se de forma verdadeira, para que toda a ação necessária à concretização de seu Propósito de Vida, seja realmente realizada. Como diz uma expressão já conhecida: intenção sem ação resulta em nada!
Vou dar um exemplo que ouvir diversas vezes, enquanto me preparava para escrever meu primeiro livro – O Guerreiro do Caminho Vermelho e os Animais de Poder. Segundo alguns orientadores de escrita criativa, existe um número muito grande de pessoas que se intitulam “escritores”, os quais entendem que, por terem uma grande vontade de escrever, ou por uma habilidade inata na área da escrita, podem ser assim denominados. “Não!” – repetiram diversas vezes. “Escritor é aquele que escreve!”. Tendo essa ideia como referência, concluímos que, para viver aquilo que descobrimos ser em essência, precisamos fazer algo. Importante destacar que, neste caso, a escrita não é o propósito, mas sim uma habilidade… elemento essencial à ação que tornará possível a concretização de um Propósito.
Aqui entra um conceito interessante que aprendi durante meus estudos e imersões na filosofia do Xamanismo. Trata-se da tríade SER-FAZER-TER. De forma resumida, só poderemos alcançar nosso objetivo (TER) se o que somos em essência (SER) for traduzido em ações (FAZER).
Descobrir sua Missão de Alma não é atingir um grau de iluminação tal, que te permite parar e apenas ver a vida passar diante de seus olhos. Essa é, na verdade, a etapa inicial da presente jornada, que impulsionará as ações para que sua missão seja colocada em marcha. É simples: sem conhecer o que te anima (palavra que deriva de Alma, … sua Essência), não se sabe aonde se quer chegar e, tampouco, o que fazer para alcançar esse objetivo.
O Universo é movimentação pura! Ainda que aparentemente inerte, tudo está em constante movimento (mesmo que a nível dos átomos). Não seria diferente, com algo tão importante como o processo de Expansão de Consciência de nossas Almas, não é mesmo?
Vou propor uma pausa, para que possamos refletir um pouco a respeito desse primeiro conceito: a Ação. No próximo post abordaremos a questão do Equilíbrio…
Coloque seu sonho para andar! Confie e aproveite a jornada!