Ação e Equilíbrio: Necessidades para viver sua Missão de Alma – Parte 2
No último post iniciamos a reflexão sobre dois elementos importantes nessa jornada, que considera viver nossos Propósitos, ou Missões de Alma: Ação e Equilíbrio! Lá, tratamos do conceito do SER-FAZER-TER, colocando a ação como elemento central e necessário para alcançarmos a realização.
Avancemos, agora, para o próximo item. Viver nossa Missão de Alma em plenitude exige equilíbrio entre os quatro importantes campos de nossas vidas: mental, emocional, físico e espiritual.
O desequilíbrio entre essas quatro forças que nos sustentam, faz com que nosso foco fique distorcido. Não, você não precisa ser perfeito em todas essas esferas para poder viver seu Propósito. A questão aqui é o equilíbrio e a harmonia. Lembre-se de que estamos em processo de aprimoramento e evolução espiritual nessa nossa passagem pela Terra. É claro que, se estivermos muito mal em todos esses aspectos, mesmo que de forma “equilibrada”, também não conseguiremos viver nossa Missão de Alma.
Hoje, além de nossa usual reflexão, gostaria propor um exercício. Que tal fazer um balanço de sua vida (no momento atual), avaliando os quatro aspectos citados? Digo atual, porque a cada dia avançamos ou recuamos na escala de evolução de nosso Ser. É natural e desejável que seja para melhor!
É algo bastante simples, mas uma excelente ferramenta para medir como estamos. Existe apenas uma regra: você deve ser sincero nas respostas. Lembre-se de que esse resultado não precisa, necessariamente, ser compartilhado com ninguém. O único a saber, e que não pode ser enganado, é você mesmo!
Em uma folha de papel, monte uma lista contendo os seguintes itens:
MENTAL
- Organização/Liberdade:
- Intelectual/Estudos:
- Lazer/Hobbies:
EMOCIONAL
- Família/Social/Amigos:
- Equilíbrio Emocional:
- Relacionamento Afetivo:
FÍSICO
- Saúde/Bem-Estar:
- Prosperidade/Dinheiro:
- Profissional/Carreira:
ESPIRITUAL
- Filantropia/Ecologia:
- Espiritualidade:
- Propósito de Vida/Missão de Alma:
A tarefa, como disse antes, não é nada complicada. Basta atribuir uma nota de 1 a 10, para cada item relacionado aos quatro campos de sua vida (serão 12 notas, no total). Ao completar esta tabela, você terá o seu Mapa de Equilíbrio. Faça uma análise detalhada e com bastante atenção. Veja a que ponto você anda se dedicando mais… e qual você está relegando a segundo-plano.
Vamos avançar?
Seguindo o conceito do SER-FAZER-TER, não podemos parar por aqui. Devemos fazer algo com esse mapa. Essa próxima tarefa exige uma boa autorreflexão e, acima de tudo, compromisso com você mesmo.
Tendo como referência o seu Mapa de Equilíbrio, decida qual é o elemento que deve trabalhar, para evoluir em cada um dos quatro quesitos. Escreva, agora, qual uma ação prática você se comprometerá a fazer, para dar o próximo e importante passo.
Exemplo:
No campo Mental, preciso me aprimorar na questão Intelectual/Estudos
Ação: Vou iniciar um curso de escrita criativa, para desenvolver minhas habilidades de escritor.
Faça o mesmo para os demais aspectos. Ao final, você terá um guia das ações que deverá seguir, para estar cada vez mais alinhado com sua Essência.
Se quiser aprimorar o exercício, é interessante definir prazos para alcançar cada uma dessas metas. Desta forma, ficará mais fácil monitorar sua evolução. Visitando regularmente seu compromisso, faça essa avaliação e decida, caso entenda necessário, alterar um determinado compromisso por outro.
Fica aberta, para quem se sentir a vontade, a oportunidade para compartilhar sua experiência com esse exercício, aqui nos comentários do Post.
Coloque seu sonho para andar! Confie e aproveite a jornada!