Existe Missão de Alma mais importante que outras?
Em minha opinião, a resposta para essa questão é um dos maiores catalisadores no processo de encontro de Propósito de Vida, ou Missão de Alma, como vocês já sabem que prefiro chamar.
Antes de dar minha visão sobre esse questionamento, quero propor uma análise:
Sabendo dos feitos das duas personalidades abaixo, qual delas você entende ter a Missão de Alma mais importante?
- Steve Jobs: fundador da Apple e responsável por revolucionar seis indústrias (computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicações digitais);
- Mahatma Gandhi: líder pacifista indiano e principal personalidade no processo de independência da Índia.
Reflita um pouco antes de seguir em frente… consulte suas biografias, se entender necessário.
Vamos a mais uma análise. Agora, com pessoas comuns representadas por duas profissões:
- Veterinária;
- Cuidadora em um Pet-Shop.
Guarde suas análises por um momento… vamos retornar a elas.
Erroneamente, muitos desistem de buscar suas Missões de Alma por entenderem que essa procura deve ter como meta algo dito como “nobre”, grandioso, digno de um Prêmio Nobel. Essa, nada mais é que uma daquelas crenças limitantes que não nos deixam avançar.
Outros, ao invés de olharem para dentro de si, focando naquilo que têm de melhor, passam a vida se comparando aos feitos e dons dos que os rodeiam. Em geral, saem machucados e com uma tremenda sensação de inferioridade.
Acho que todos já ouviram dizer que “aos olhos de Deus todos somos iguais!”. É exatamente disso que se trata! Somos engrenagens de uma imensa máquina chamada Universo. Cada um de nós tem uma missão a ser desenvolvida, que se conecta com a missão dos que estão ao nosso redor. Nem melhor, nem pior… apenas diferente e complementar. Já imaginou se todos viéssemos a essa vida para fazer a mesma coisa?
Para confundir um pouco mais, entra uma outra visão distorcida, muito comum na cabeça das pessoas: Propósito é sinônimo de habilidade, sonho, carreira ou meta (vamos aprofundar essa questão em outro post?!?). Essa mistura de conceitos, aliada à percepção fornecida pelas “lentes” do Ego, nos distancia de nossa verdadeira Missão de Alma e leva a crer que: apenas aqueles nos pontos mais altos do pedestal do status social vivem alinhados aos desígnios de Deus.
Tendo em mente que nossos Propósitos pessoais fazem parte de um projeto maior (que visa proporcionar evolução às nossas Almas e, em última instância, à Expansão de Consciência Universal), é possível que alguns de nós tenham vindo a essa vida, por exemplo, com a Missão de cuidar de apenas uma pessoa. Sim, de apenas uma pessoa! E, mesmo assim, essa Missão não é menos importante que a daqueles que influenciam, diretamente, milhares de vidas.
Sob essa perspectiva é possível afirmar, categoricamente: não há Missão de Alma melhor ou mais importante que outra!
Vamos voltar ao exercício proposto no início desse post.
Para aqueles que responderam que Gandhi tinha a Missão de Alma mais importante… Será que a missão de Jobs, apesar de não ter uma “aura” humanista, deve ser menos valorizada? Estudando um pouco mais sua biografia, vemos que deixou como legado algo além da tecnologia que criou. Ele é um exemplo de que, quando compreendemos e abraçamos verdadeiramente nossa Missão, podemos realmente transformar e fazer a diferença no Mundo.
E para quem elegeu a veterinária (afinal de contas, ela é uma profissional gabaritada… com nível universitário)… A resposta foi dada por seu Ego ou pela sua Essência? Que tal analisar sob uma outra ótica? Será que ambas não podem ter a mesma Missão de Alma?? Talvez… cuidar dos animais, cada qual com sua habilidade?
Acho que vale a pena refletir um pouco mais…
Coloque seu sonho para andar! Confie e aproveite a jornada!